Edital FAPEG 2021 - Pos-Doutorado INCTs

 

PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL

INSTITUTUTOS NACIONAIS DE TECNOLOGIA (INCTs) DO ESTADO DE GOIÁS

 

 

Resultado divulgado pela FAPEG em 12/08

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Estão abertas as inscrições para bolsas de Pós-Doutorado associadas ao INCT em Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade (EECBio), de acordo com o edital 03/2021 (destaque para RETIFICAÇÃO em 30/06) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Serão selecionados 4 bolsistas para atuar nos diferentes projetos e “facilities” do EECBio por 12 meses, renováveis por igual período. Os candidatos deverão se inscrever para 1 das seguintes vagas:

1 vaga para atuar junto ao Laboratório de Genética & Biodiversidade (LGBio/ICB/UFG), desenvolvendo atividades de prática laboratorial em genética molecular e genômica e apoiando os projetos dos diversos Grupos de Trabalho (GTs) do INCT;

1 vaga para atuar nas linhas de ecoinformática ou bioinformática (montagem e anotação de genomas de novo; análise de SNPs em larga escala), realizando a manutenção da “cluster” de computadores do INCT e apoiando computacionalmente os projetos desenvolvidos dos diversos GTs do INCT;

- 2 vagas para atuar em projetos de pesquisa dos 8 GTs do EECBio, no contexto dos seguintes eixos temáticos: “Padrões de diversidade em diferentes níveis de organização e escalas de tempo e espaço”, “Adaptação, evolução do nicho ecológico e mudanças climáticas” e “Planejamento em conservação e uso sustentável da biodiversidade”.

 

DOCUMENTAÇÃO

Os planos de trabalho devem ser desenvolvidos em um dos projetos associados aos 8 Grupos de Trabalho (GTs) do EECBio e supervisionados por pesquisadores e docentes associados ao EECBio que possuam vínculo empregatício com uma Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação ou Instituição de Ensino Superior sediada no Estado de Goiás (item 7) e que participem dos projetos em andamento em cada um dos GTs. Para as 2 vagas destinadas ao LGBio e à Ecoinformática/Bioinformática, os candidatos deverão incluir no plano de trabalho, além das atividades de pesquisa associadas aos eixos do EECBio, uma proposta de atividades de integração com os outros projetos de pesquisa do EECBio.

Os candidatos deverão fazer sua inscrição por meio do formulário que pode ser acessado no final desta página e cujos itens podem ser encontrados neste PDF.  Segundo o item 8.2 do edital 03/2021 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), os candidatos devem apresentar em um PDF ÚNICO os documentos necessários para a realização do processo seletivo, na seguinte ordem:

1) Comprovante de título de Doutor e, em caso de diploma obtido no exterior, comprovante do reconhecimento e validação;

2) Histórico acadêmico do doutorado;

3) Plano de trabalho para o bolsista elaborado em colaboração com o orientador-supervisor vinculado ao EECBio, conforme modelo para projeto regular (itens de 1 a 10) (disponível no website da FAPEG) devidamente assinado pelo bolsista e orientador-supervisor. Na elaboração do plano de trabalho não se faz necessário anexar as planilhas citadas no modelo de projeto regular. O plano de trabalho deve estar associado a um dos projetos em andamento do EECBio;

4) Súmulas curriculares do orientador-supervisor e do bolsista elaborada conforme orientações da FAPEG

5) Carta de aceite em estágio pós-doutoral em PPG credenciado pela CAPES, de entidade caracterizada como Instituição de Ensino Superior (IES) ou Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) públicas, privadas sem fins lucrativos ou comunitárias, ao qual o supervisor esteja vinculado;

6) Carta de aceite e recomendação do supervisor, avaliando como o plano de trabalho proposto se enquadra nos objetivos do projeto de pesquisa do Grupo de Trabalho (GT) e qual a sua relevância para o avanço do projeto. Caso o supervisor não seja o coordenador do projeto ao qual o plano de trabalho está associado, incluir um “de acordo” do coordenador ou anexar outro documento assinado por este concordando com o desenvolvimento do plano.

7) Documentos de comprovação dos itens a serem avaliados no currículo (CV; ver abaixo). Para artigos e outros itens de produção científica publicados é necessário que eles estejam no Lattes, sendo necessário apenas colocar aqui uma lista em separado com a citação e o link para o periódico, com o DOI, por exemplo:

 

1) Rocha, B. S., García-Berthou, E., Novaes, J. L. C., Bini, L. M., & Cianciaruso, M. V. (2021). Interspecific synchrony is related to body-length similarity in a fish community under prolonged drought conditions. Science of The Total Environment, 781, 146721. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2021.146721

2) ...

3) ...

Caso o artigo não tenha DOI ou para capítulos de livro, anexar a primeira página do artigo. Serão considerados artigos aceitos para publicação, a partir de carta de aceite oficial do editor do periódico.

 

AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS

As propostas serão avaliadas por uma comissão de pelo menos três pesquisadores associados ao EECBio (item 5.1.b), utilizando os critérios definidos no item 9 do edital 03/2021 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

Os planos de trabalho, bem como a metodologia a ser utilizada no desenvolvimento do projeto (item 9.I e 9.III), serão avaliados considerando sua originalidade, clareza, relevância e adequação aos projetos do EECBio e aos GTs. Os itens 9.1 e 9.3  receberão uma nota variando de 0 a 10 para cada candidato.

A pontuação para análise do CV (9.II) será realizada a partir de 4 itens (artigos publicados, atuação em docência e orientação, e experiência prévia na área do projeto), de acordo com a pontuação que pode ser encontrada AQUI (atualização 26/07). A pontuação final do CV será dada pela soma da pontuação de cada um dos itens e escalonada para variar entre 10 e 0, considerando a maior e menor pontuação dos candidatos, respectivamente.

A classificação será estabelecida a partir da pontuação final dos candidatos, de forma independente para cada um dos tipos de vagas definidas no item 3.1 do edital.

A Coordenação do EECBio enviará a documentação e a ata de aprovação dos candidatos selecionados à FAPEG, que publicará os resultados da seleção de acordo com o cronograma que pode ser encontrado no item 12 do edital.

Após a homologação, a FAPEG irá providenciar os procedimentos para implementação das bolsas dos candidatos selecionados e apenas nesse momento os supervisores deverão colocar toda a documentação exigida no sistema OPP. 

 

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

Profa. Dra. Rosana Tidon (UnB)

Prof. Ricardo Dobrovolski (UFBA)

Prof. Leandro Duarte (UFRGS)

 

 

 

inscricao_FAPEG032021

Clique na figura para realizar sua inscrição (verifique na versão em PDF do formulário em branco as informações e documentação necessárias antes de iniciar a inscrição)

Duvidas e questionamentos sobre o processo de inscrição e seleção, por favor entre em contato pelo email diniz@ufg.br

 

apoio:

FAPEG